Lona para toldos – cuidados essenciais para conservação

Toldos confeccionados com lona são excelentes pedidas para montar áreas externas, proteger móveis da incidência direta de raios solares e chuva, garantindo sua longa durabilidade.

Ademais, os toldos com lona funcionam como elemento decorativo na área externa, dando um charme a mais para a construção, de forma a diferenciá-la e torná-la mais bonita.

No entanto, embora seja um material resistente, a lona para toldos exige alguns cuidados especiais para assegurar sua conservação, o que assegurará que o material dure por mais tempo.

A lona dos toldos junta poeira de forma muito rápida. Por isso, limpe o material regularmente, o que evitará o acúmulo de sujeira, que traz em si poluentes que têm efeito corrosivo, aumentando a absorção de calor, além de acelerar o ressecamento da lona.

lona para toldos

Essa limpeza deve ser feita somente com sabões ou detergentes neutros, que não agridem o material. Se precisar realizar uma higienização mais pesada, use detergentes a base de amônia, que promovem uma limpeza profunda da lona.

Jamais recorra a produtos químicos com solventes ou fórmulas corrosivas, porque podem reduzir a capacidade de proteção da lona, além de encurtar sua vida útil, necessitando realizar troca do material com maior frequência.

Na hora da limpeza, passe o sabão ou detergente usando panos macios ou buchas e escovões feitos com materiais naturais. As versões confeccionadas com fibras sintéticas são mais duras e abrasivas, aumentando a possibilidade de arranhar a lona e danificar suas fibras, o que pode acelerar a deterioração do material.

Após esfregar a lona, é essencial enxaguá-la bem, para garantir a total retirada do sabão ou detergente. Isso evitará manchas pelo material quando exposto a longas horas de sol, sem comprometer sua beleza.

Caso seu toldo seja automatizado, certifique-se de que a lona esteja completamente seca antes de enrolar o material. Dessa forma, evita-se a produção de mofo sobre a lona, o que pode deteriorá-la.

Recomenda-se que a limpeza da lona do toldo seja, no mínimo, mensal. O motivo é simples: desse modo, evita-se o acúmulo excessivo de poeira sobre o material, o que pode comprometer sua qualidade e dificultar as próximas higienizações, exigindo maior trabalho.