< Voltar para o blog

Por que colocar cobertura no pergolado no seu quintal?

O pergolado é uma estrutura bastante usada no quintal e no jardim, o objetivo é criar uma experiência diferente e mais aconchegante. Ele permite organizar um ambiente para armazenar suas plantas, tomar um café ou até mesmo para deixar o local mais bonito.

Pode ser feito de vários materiais diferentes, como madeira, ferro e até concreto. Tem versões com e sem cobertura. Tudo dependerá do resultado que você deseja e o objetivo que usará esse espaço.

Veja onde e como um pergolado em seu quintal fará toda a diferença no ambiente:

 

Como e onde usar o pergolado

A pérgola, como também é chamada, pode ser usada na varanda, no quintal, no jardim externo ou de inverno, na área de lazer, em corredores, na área externa da casa, no terraço, na piscina, na entrada das casas e até mesmo uma garagem de pergolado.

O intuito é criar uma extensão da sua casa, um cantinho mais aconchegante e especial. Permite, inclusive, criar uma sala ao ar livre, com ou sem um deck de apoio.

A princípio, o pergolado era usado em plantações de uva, para facilitar a colheita. Até hoje esse ambiente tem uma ligação muito grande com a natureza, sendo perfeito para colocação de plantas, em jardins ou em gramados.

Esse tipo de estrutura permite a entrada de ventilação e também da luz natural. Pode ser inteiro aberto ou com cobertura para pergolado.

O tamanho é variável, pode cobrir toda uma área de lazer, como também um pequeno cantinho com um sofá ou duas ou três redes para descansar. Na entrada das casas o pergolado é um charme. Além de contribuir para o visual da fachada, oferece uma cobertura natural na porta da sua casa.

 

Modelos de pergolado

Além das várias utilizações, o pergolado também tem vários modelos e materiais diferentes. Sendo os mais comuns e utilizados:

 

  • Pergolado de madeira (rústico ou não);
  • Pergolado de ferro;
  • Pergolado de concreto.

 

Seja qual for o modelo, precisa de uma estrutura bem resistente para suportar as vigas. Principalmente, se o intuito é colocar uma cobertura de vidro, policarbonato ou outro material. Há também a possibilidade de colocar uma videira ou trepadeira pelas vigas.

Não é necessário fazer o pergolado em apenas um material. Inclusive, é possível criar uma estrutura de pilares em concreto e colocar as vigas de madeira. Ou ainda criar uma estrutura em ferro. Além da alternativa de fazer um pergolado coberto.

 

Cobertura para pergolado: qual a melhor?

Não é necessário colocar cobertura no pergolado. Mas, essa variação permite que você crie um ambiente protegido da chuva e também amenize a entrada dos raios solares.

Os materiais mais utilizados para cobertura são o policarbonato, vidro, forros em fibras naturais, a própria madeira ou até ripas de bambu.

Tanto o vidro como o policarbonato, são estruturas transparentes que permitem maior entrada da luz do sol, mas não da chuva. Porém, há diferença entre eles. O vidro é mais pesado, o que exige uma estrutura mais reforçada. Além de ser mais caro.

O policarbonato é uma estrutura transparente que imita o vidro, mas é muito mais leve que ele. Há opção lisa ou alveolar. A primeira é mais parecida com o vidro, a segunda tem um acabamento ondulado e é mais em conta.

As fibras naturais, madeira ou bambu são opções de cobertura para pergolado com efeito rústico. São mais usadas para quintal e áreas de lazer que possuam esse tipo de decoração. É igualmente bonito, mas diminui a entrada da iluminação natural.

 

Como criar um ambiente com pergolado?

Depende do objetivo e do espaço que você possui. Por exemplo, é possível criar uma extensão da sua garagem com o pergolado, ou a garagem inteira com essa estrutura.

O pergolado permite ampliar o espaço do seu lar. Imagine que você tem uma pequena área de lazer com passagem para o quintal. Ao colocar um pergolado de madeira ou de concreto logo na porta dessa área de lazer, você criará uma extensão desse espaço.

Crie um ambiente em um deck, também de madeira. Com cobertura ou não, use alguns móveis para criar um local bem aconchegante, como uma mesa de apoio, redes, poltronas ou cadeiras mais confortáveis.