Dicas para a Limpeza de Toldos

A limpeza dos toldos é muito importante para manter o aspecto visual bonito, seja do seu empreendimento ou da sua casa.

Os toldos são usados como proteção solar e como uma solução para amenizar as temperaturas tanto de residências quanto de comércios.

As lonas foram muito populares em meados da década de 1900, sendo substituídas pelo vinil após a Segunda Guerra Mundial. Nos anos 1960 veio a produção de materiais sintéticos para a construção de toldos. Atualmente, os toldos podem ser feitos de vinil, lona ou de tecidos acrílicos.

Para conservar o toldo da sua casa ou estabelecimento comercial, é preciso uma manutenção adequada. Geralmente por estarem expostos às variações climáticas, como sol e chuva, podem danificar-se com o tempo, por isso devem ser limpos com frequência. Confira abaixo dicas para limpeza de toldos,  para mantê-los livre de agentes que podem acabar com a beleza e funcionalidade dele, garantindo sua durabilidade:

como limpar toldos

- Lave o toldo pelo menos uma vez ao mês. Como o material do toldo sofre dilatação e contração com alteração das temperaturas e das estações, pode encardir. Para isso basta esfregar o toldo com sabão neutro ou sabão de coco e água. Lembre-se de usar luvas de borracha e máscara quando for fazer a limpeza.

- Evite usar produtos químicos e produtos abrasivos quando for lavar o toldo, pois esses produtos podem causar manchas ou estragos.

- Use escova de pelo macio na hora de limpar o toldo e tome bastante cuidado com a pressão da escova na hora de esfregar o toldo para evitar rasgos.

- Não use água quente ou equipamentos com emissão de vapor para lavar o toldo, pois isso prejudica a tinta e pode fazer a cor desbotar.

- Após lavar, lembre-se de enxaguar bem para tirar todo o sabão e evitar manchas. Nos modelos de toldos de rolos, só recolha o toldo depois que ele estiver bem seco, assim você evita que a umidade cause mofo.

- Se durante a limpeza você encontrar um chiclete grudado no toldo, basta passar uma pedra de gelo na goma, ela que irá endurecer e ficará mais fácil de ser removida.

- Após a limpeza e depois que o toldo estiver completamente seco, você pode passar um spray de silicone por toda a lona para que ela fique mais protegida e bonita.