< Voltar para o blog

Cobertura de policarbonato: como limpar?

A cobertura de policarbonato tem aparecido cada vez mais no acabamento de imóveis, principalmente entre aqueles que desejam um telhado diferenciado, resistente e que possibilite o melhor aproveitamento da luz natural. Saiba mais sobre o porquê de escolher esse tipo de material para a sua cobertura aqui.

Esse tipo de cobertura tem excelente durabilidade, mas isso não quer dizer que não é preciso limpá-la periodicamente. Com o passar do tempo, a telha de policarbonato acumula sujeira, o que pode prejudicar a transparência do material e a beleza da cobertura.

A limpeza deve ser feita, preferencialmente, todo mês. Caso o imóvel esteja localizado numa região com menor quantidade de fuligem no ar, é possível realizar o processo a cada dois ou três meses.

Mas, como fazer a limpeza de uma cobertura policarbonato Curitiba? O primeiro procedimento é acertar no horário: prefira higienizar as telhas logo pela manhã, quando as sujeiras e fuligens estarão depositadas na cobertura, úmidas devido ao orvalho da madrugada. Isso facilita a remoção da sujeira e economiza água.

A limpeza é realizada sempre com muita água. O ideal é molhar as telhas utilizando uma lavadora de alta pressão, que ajudará a remover e desprender sujeiras grossas.

Caso se depare com uma sujeira mais resistente, em hipótese alguma utilize materiais abrasivos sobre a cobertura de policarbonato, como vassouras e esfregões, que podem danificar a transparência das telhas, tornando-as foscas.

Para eliminar sujeiras resistentes a dica é fazer uma solução com água e detergente neutro, aplicando-a com o auxílio de uma esponja macia ou pano de algodão, sempre em movimentos circulares.

Enxágue a área e verifique se a sujeira foi removida. Em caso negativo, repita o mesmo procedimento até a cobertura ficar totalmente limpa. Tenha um cuidado especial: remova completamente a solução aplicada sobre a telha, para evitar o aparecimento de manchas!

Caso sua cobertura de policarbonato tenha respingos de tinta provenientes de alguma pintura, não use solventes para removê-los, mas sim o álcool isopropílico, que deve ser removido da telha usando água e detergente neutro.

Lembre-se que essa é uma tarefa de alto risco de acidente, pois é realizada em altura. Se não tiver experiência nesse tipo de trabalho, contrate um profissional ou empresa especializada na limpeza de coberturas de policarbonato. Caso você opte por fazer tal tarefa, não esqueça de utilizar equipamentos de segurança que te proteja de qualquer eventualidade.